"Em círculo, somos todos iguais. Quando estamos em círculo, ninguém está à sua frente, nem atrás, nem acima e nem abaixo.
Um Círculo Sagrado é feito para criar Unidade. O Elo da Vida também é um círculo. Nesse elo há espaço para cada espécie, cada raça, cada árvore e cada planta."
Dave Chief, Oglala Lakota

sexta-feira, 31 de julho de 2015

PACIÊNCIA











Alegre-se porque todo lugar é aqui e todo momento é agora.
Frase Budista












Vivemos num mundo do aqui e agora, em que tudo se passa a grande velocidade, em que queremos conseguir alcançar tudo no momento exato em que o pensamos
Corremos de casa para o trabalho, do trabalho para o ginásio, do ginásio para a escola dos filhos, para o clube, para o curso de formação, para as férias de sonho....!
As solicitações da vida atual são imensas. Habituámo-nos a ter infinitamente mais bens materiais  e  possibilidade  para participar em atividades lúdicas do que os nossos antepassados, as quais nos facilitam a vida, nos dão status social, nos entretêm, ou nos ajudam a cumprir os nossos sonhos e objetivos, mas que, simultaneamente, nos escravizam. A necessidade de os ter condiciona-nos e, quantas vezes, endivida-nos.
Quantas vezes, não saboreamos o momento, porque estamos ansiosamente esperando conseguir algo.
A Paciência é uma virtude, sempre ouvi dizer. E ela é de facto uma grande virtude e das mais difíceis de conseguir alcançar.
Não investimos verdadeiramente no desenvolvimento dessa virtude, mas a Vida, na sua grande Sabedoria, obriga-nos a que a exercitemos, quase diariamente.
Ela, a Vida, trava-nos, troca-nos as voltas, faz-nos ir por caminhos que nunca tínhamos pensado seguir, desafia-nos, magoa-nos, obrigando-nos pois a desenvolver essa e outras virtudes
Quanto mais resistência tivermos em as desenvolver, maior será o nosso sofrimento, dor ou irritação.

Segundo a Wikipédia

"A Paciência é uma característica de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. 
Consiste basicamente na tolerância a erros ou factos indesejados. É a capacidade de suportar incómodos e dificuldades de toda a ordem, a qualquer hora ou em qualquer lugar e de persistir numa actividade difícil, mantendo uma acção tranquila e acreditando que irá conseguir o que quer.
É a capacidade de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, de se libertar da ansiedade. 
A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é fundamental nos relacionamentos interpessoais.



O desenvolvimento da paciência
Diz-se que de entre as sete virtudes, a mais difícil de desenvolver é a paciência, mas uma vez desenvolvida, esta traz inúmeros benefícios. É possível exercitar a paciência em diversas áreas, como por exemplo: no trânsito, na fila do banco, na convivência familiar, no namoro, no trabalho, nos estudos, etc. Uma pessoa paciente sabe que é preciso praticá-la muito até alcançar o objetivo final desejado."

E, para  ajudar a reflexão e aproveitar melhor o dia, aqui ficam as palavras inspiradoras de Vanessa de Oliveira


A FÉ VENCE O DESESPERO

Desespero nada mais é do que falta de fé. Simples assim.

Quando você se permite abater é porque se esqueceu da fé que te diz que sempre é possível solucionar um problema. Pode não ser exatamente da forma como você gostaria, nem no tempo em que você acredita ser necessária a solução. 

Pode ser que no momento você inclusive não consiga enxergar um caminho, mas tenha fé de que a solução existe, e mais ainda, tenha fé de que você é capaz de encontrar.

Mantenha-se na serenidade. É o desespero que lhe impede de ver a solução. Antes de desgastar suas energias em prantos, economize-as para o trabalho de solucionar. Os problemas também são testes de equilíbrio e paciência, portanto, passe dignamente por essa prova.

Mantenha sua fé em um ideal, mantenha sua fé em um futuro. Pense que perante o grande todo da existência eterna este problema não significa nada, apenas é uma oportunidade de aprendizado do qual você poderá extrair lições e levá-las contigo adiante, na bagagem da tua existência. 

Aprenda com a vida e evite desesperar-se com tanta facilidade.
Teu Mestre Interior lhe diz para manter dentro de ti a fé e o equilíbrio emocional!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seu comentários, sugestões, pedidos de partilha, etc. são, para além de muito bem-vindos, essenciais para que seja possível atingir os objetivos para os quais este blog foi criado.