quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

REIKI - ENERGIA E AMOR UNIVERSAL





Reiki é uma terapia holística natural, com origem nas práticas budistas. Baseia-se na canalização da energia universal através da imposição de mãos e, também, à distância, através de determinados rituais reikianos, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural, seja ele emocional, físico ou espiritual, podendo eliminar doenças e promover a saúde.

O Reiki assenta num Kotodama, ou seja, nos seguintes princípios:

Só por hoje:

Não se preocupe;
Não se aborreça;
Honre pais e mestres;
Trabalhe honestamente
Seja gentil com todos os seres.


História do Reiki

Reiki é a antiga arte tibetana de canalizar energia vital pela imposição das mãos, redescoberta no Japão, em meados do século passado, pelo Dr. Mikao Usui e introduzida na América (USA), por volta de 1940, pela Senhora Hawayo Takata, uma americana de origem japonesa.
A palavra japonesa "Reiki" poderá ser traduzida por "energia vital do universo" ou "força da energia vital do universo".
Os antigos sábios acreditavam que a energia envolvia e penetrava tudo o que vive. Hoje, cada vez mais pessoas, incluindo cientistas, estão convencidas de que assim é. O corpo utiliza energia vital para se reconstituir em caso de ferimentos ou doenças. Quando há redução ou bloqueio na circulação dessa energia, o corpo enfraquece, as funções vitais deixam de se processar ao ritmo apropriado e poderão aparecer desordens físicas ou mentais.


A Energia Vital

A energia vital é de suma importância e a sua carência poderá estar na origem de grande parte dos conflitos, grandes ou pequenos, com os quais somos confrontados no nosso dia a dia. Esses conflitos provêm da tentativa de desviar em proveito próprio, muitas vezes de forma inconsciente, energia vital de outros seres, humanos ou não, os quais, por sua vez, tentam defender-se.
As pessoas conflituosas são autênticos vampiros de energia vital.
A quantidade de energia vital existente no universo é ilimitada; se aprendermos a captá-la a partir dessa fonte inesgotável, podemos colmatar todas as nossas carências, quer sejam físicas, mentais, espirituais ou materiais.
Reiki é um dos métodos para captar essa energia. Não é o único; é, no entanto, um dos mais fáceis de praticar.

Quer se acredite, ou não, na existência de uma energia universal passível de ser captada e canalizada pelos seres humanos, com o objetivo de os curar física, emocional ou espiritualmente, o que é facto é que quanto mais em paz nos sentimos connosco próprios, com os outros e com o mundo, mais os outros se sentem bem na nossa companhia, mais (energia) força temos para lutar contra qualquer tipo de adversidade e melhor podemos ajudar outros a fazê-lo.
Eu acredito nesta energia universal que podemos canalizar para nós e, através de nós, para os outros. Não sei se a mesma pode curar doenças, mas sei que após uma sessão de Reiki toda a gente se sente melhor e mais forte física, emocional e espiritualmente, logo mais capaz para enfrentar os desafios da vida.
Assim, de acordo com o próprio conhecimento da Medicina (convencional), de que grande parte das doenças que nos afetam têm uma origem psicossomática, o Reiki será sempre um contributo positivo no tratamento de qualquer doença.
Para além disso, qualquer verdadeiro praticante / terapeuta de Reiki é, por definição, alguém que gosta dos outros, canalizando, assim, para estes a sua atenção, amor e energia e, como todos nós bem sabemos, quando somos alvos da atenção (diferente de intromissão), do amor e das boas energias de alguém, todos nos sentimos melhor.
Este é, também, o verdadeiro espírito do Cristianismo, de todas, ou quase todas, as outras religiões e das correntes espiritualistas e filosófico-humanitárias.
Se amamos alguém, desejamos que esse alguém seja feliz e se sinta bem. Esse nosso sentimento gera uma energia que chegará ao outro e o fará redobrar as suas forças e energia.
Pela mesma ordem de razões, se nos amarmos uns aos outros, produziremos uma corrente de energia universal e positiva que chegará a todos, nos fará sentir melhor e ganhar forças para enfrentar todos os desafios da vida.




 UBUNTU - “Eu sou porque nós somos”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seu comentários, sugestões, pedidos de partilha, etc. são, para além de muito bem-vindos, essenciais para que seja possível atingir os objetivos para os quais este blog foi criado.